Quando fazemos um bolo, temos um problema: fazer um bolo, mas, por sorte, temos, também, uma receita. Assim, é bom lembrar que uma receita contém ingredientes e operações. Para a nossa reflexão, vejamos a receita de Maria Stella L. Christo:
– os ingredientes: 12 colheres de sopa (rasa) de açúcar; 12 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de manteiga; 6 ovos.
– as operações: juntar todos os ingredientes, mexendo-os bem; bater até levantar bolhas; virar em fôrma untada de manteiga e assar em forno quente.
Quando o bolo sai bem e é gostoso, a receita permanece. Se sai mal, há hipótese possíveis: erro nos ingredientes e/ou nas operações. Daí a necessidade de repetição, para se eliminar a possibilidade de um acidente. Se depois de várias repetições, o bolo sai sempre ruim, é porque há algo errado com a receita (teoria).
É assim que acontece com as receitas sociais chamadas instituições: enquanto cumprem o que prometem, continuam. Se não o fazem, são forçadas a fecharem as suas portas porque a receita perdeu a sua credibilidade.
Neste caso, o que fazer? Deixo a resposta para cada um de vocês.