Viagens

Deserto de Sahara/Saara – Norte da África

Minha segunda experiência desértica foi no Deserto de Sahara/Saara, o maior deserto quente do mundo e o terceiro maior deserto da terra, após a Antártida e o Ártico, onde a maioria da população é formada por árabes e berberes. Está localizado no Norte da África e tem uma área total de 9.065.000 km², sendo esta equiparável às da Europa e dos EUA e maior do que a área de muitos países continentais como Brasil, Austrália e Índia. Este deserto compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.

Veja Mais

Deserto de Zagora – Norte da África

O Deserto de Zagora fica no Norte da África, na região de Maghreb/Marrocos. Para maiores esclarecimentos sobre esta região, convido você, leitor, a ler o texto anterior intitulado “Marrakech – Norte da África”, no qual apresento dados gerais da África enfatizando o norte deste país, que comporta os países do Maghreb, do Sahara e o vale do Nilo. Neste texto, continuo na região do Maghreb onde os árabes representam cerca de 70% da população, os berberes 30% e todas as outras etnias não chegam a 1%; a economia baseia-se na agricultura, nos serviços, na indústria transformadora e na exploração mineral; as principais produções das indústrias transformadoras são os produtos alimentares e têxteis.

Veja Mais

Marrakech – Norte da África

A África é o terceiro continente mais extenso e o segundo mais populoso da Terra, dividido em cinco regiões:  Norte da África, África Ocidental, África Centro-Ocidental, África Centro-Oriental e África Meridional. Uma das regiões de maior pobreza e onde ocorrem mais conflitos é a África Centro-Oriental. Chama a atenção o fato de que, dos 30 países mais pobres do mundo, pelo menos 21 são africanos, embora existam países africanos com qualidade de vida e índices de desenvolvimento razoáveis, como África do Sul, Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Veja Mais

Peru: um país mágico

O Peru, no meu imaginário, sempre foi um lugar mágico, mítico, ímpar. De tudo que sabia sobre ele, a minha maior curiosidade centrava no Inti Raymi ou Festa do Sol, uma das principais festas deste país desde a época Inca. É realizada, primeiro, em Coricancha, depois, na praça maior de Cusco, sendo finalizada no Centro Arqueológico de Sacsayhuaman (ruínas megalíticas de uma grande fortaleza cerimonial Inca), todos os anos, no dia 24 de junho, juntamente com as festividades do solstício de inverno no hemisfério sul. A organização dessa festa é de responsabilidade da prefeitura de Cusco, através de uma empresa criada especialmente para a organização de festas nesta cidade. Para assistir à cerimônia completa, adquiri, ainda em Salvador-Bahia-Brasil, com antecedência, um ingresso em uma agência de turismo de Cusco.

Veja Mais

Butão: Berço do Budismo Vajrayana

O Butão (nome nativo: འབྲུག་ཡུལ་) está localizado no sul da Ásia, entre a China e a Índia. É um pequeno país do extremo leste do Himalaia, que faz fronteira com a Índia e com o Tibet. É uma monarquia constitucional, com um primeiro ministro e um rei na quinta dinastia, cujo pai reinou durante 30 anos. O jovem Rei, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, quarto Rei do Butão, casou em 2011 com Jetsun Pema, naquele que foi o evento mais mediático da história do Butão. Neste país se fala dzongkha, nepalês e inglês. A bandeira do Butão é formada por dois triângulos que ocupam cada canto dela. O superior é amarelo e, o inferior, laranja. No meio há um dragão. O amarelo significa a monarquia secular do Butão e, o laranja, a religião predominante, a budista.

Veja Mais
Um caminho de flores e de frutos

Um caminho de flores e de frutos – Vale do Capão-Chapada Diamantina/Bahia-Brasil

Embora este Blog não seja exclusivo de viagens, viajar, registrar o que é possível, é uma das minhas paixões, o que me levou a adicionar esta página para compartilhar com vocês um pouco dos locais que visitei e dos sentimentos sentidos e/ou percebidos. Nesta primeira postagem fiz duas opções: primeiro, escolhi um dos lugares sagrados […]

Veja Mais